domingo, 10 de fevereiro de 2008

“A VIDA É ILUSÃO”




Sempre se ouve a alegação de que ECLESIASTES representa um desvio da fé ortodoxa hebraica. SALOMÃO, o pregador, expressa uma atitude agnóstica a respeito do que acontece ao ser humano neste planeta-escola.

Um estudo cuidadoso e sintético de ECLESIASTES extrai o verdadeiro propósito de seu autor. Depois de haver Salomão experimentado todas as alternativas conducentes aos valores mais elevados da vida humana, dá-nos esse escritor seu testemunho pessoal a respeito do vazio e do desgosto que resultaram de suas experiências: ele provou tudo o que o mundo pode oferecer em termos de satisfação e prazer. Tudo resultou em futilidade, pois nada tem valor; faltou-lhe a verdadeira satisfação.

Eis as suas palavras:

“ Tudo é ilusão. A gente gasta a vida trabalhando, se esforçando e afinal que vantagem leva em tudo isso? Pessoas nascem, pessoas morrem, mas o mundo continua sempre o mesmo.

O Sol continua a nascer, e a se pôr, e volta ao seu lugar para começar tudo outra vez.

Todos os rios correm para o mar, porém o mar não fica cheio. A água volta para onde nascem os rios, e tudo começa outra vez. Todas as coisas levam a gente ao cansaço, um cansaço tão grande, que nem dar para contar. Os nossos olhos não cansam de ver nem nossos ouvidos de ouvir. O que aconteceu antes vai acontecer outra vez. O foi feito antes será feito novamente. Não há nada de novo neste mundo. Tudo já aconteceu antes, bem antes de nós nascermos. Ninguém lembra do que aconteceu no passado; quem vier depois das coisas que vão acontecer no futuro também não vai lembrar delas.

É tudo como correr atrás do vento. Ninguém pode endireitar o que é torto, nem fazer contas quanto faltam os números.

Quanto mais sábia é uma pessoa, mais aborrecimentos ela tem; e, quanto mais sabe, mais sofre.

Então resolvi me divertir e gozar os prazeres da vida. Mas descobri que isso também é ilusão. Cheguei à conclusão de que o riso é tolice e de que o prazer não serve para nada.

Procurei ainda descobrir qual a melhor maneira de viver e então resolvi me alegrar com vinho e me divertir. Pensei que talvez fosse essa a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a sua curta vida aqui na terra.

Realizei grandes coisas. Construí casas, fiz plantações... Comprei muitos escravos. Tive mais gado e mais ovelhas do que todas as pessoas que moraram em Jerusalém antes de mim. Também ajuntei para mim prata e ouro dos tesouros dos reis e das terras que governei. Homens e mulheres cantaram para me divertir, e tive todas as mulheres que um homem pode desejar.

Sim! Fui grande. Fui mais rico do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, e nunca me faltou a sabedoria. Consegui tudo o que desejei. Não neguei a mim mesmo nenhum tipo de prazer. Mas, quando pensei em todas as coisas que havia feito e no trabalho que tinha tido para conseguir fazê-las, compreendi que tudo aquilo era ilusão, não tinha nenhum proveito. Era como se eu tivesse correndo atrás de vento.

Cheguei à conclusão de que a sabedoria é melhor do que a tolice, assim como a luz é melhor do que a escuridão.

Os sábios podem ver para onde estão indo, mas os tolos andam na escuridão. Porém eu sei que o mesmo que acontece com os sábios acontece também como os tolos. O que é que eu ganhei sendo sábio? Não ganhei nada! Ninguém lembra para sempre dos sábios, como ninguém lembra dos tolos.

No futuro todos nós seremos esquecidos. Todos morreremos, tanto os sábios como os tolos. Por isso, a vida começou a não valer nada para mim, ela só me havia trazido aborrecimentos. Tudo havia sido ilusão; eu apenas havia corrido atrás do vento. Tudo o que eu tinha e que havia conseguido com o meu trabalho não valia nada para mim.

A gente trabalha com toda sabedoria, conhecimento e inteligência para conseguir alguma coisa e depois tem de deixar tudo para alguém que não fez nada para merecer aquilo. Isso também é ilusão e não está certo!

Tudo o que fazemos na vida não nos traz nada, a não ser preocupações e desgostos. Não podemos descansar nem de noite. Tudo é ilusão.

A melhor coisa que alguém pode fazer é comer e beber e se divertir com o dinheiro que ganhou.

É tudo como correr atrás do vento.

Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de ficar calado e de falar. Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.

O que é que a pessoa ganha com todo o seu trabalho? Eu tenho visto o trabalho que Deus dá às pessoas para que fiquem ocupadas. Deus marcou o tempo certo para cada coisa.

Nesta vida tudo o que a pessoa poder fazer é procurar ser feliz e viver o melhor que puder. Todos nós devemos comer e beber e aproveitar bem aquilo que ganhamos com o nosso trabalho. Isso é um presente de Deus.

Tudo o que acontece ou que pode acontecer já aconteceu antes.

Eu também reparei o seguinte: no lugar onde deveriam estar a justiça e o direito, o que a gente encontra é a maldade.

Cheguei à conclusão de que Deus está pondo as pessoas à prova para que elas vejam que não são melhores que os animais. No final das contas, o mesmo que acontece com as pessoas acontece com os animais. Tanto as pessoas como os animais morrem. O ser humano não leva nenhuma vantagem sobre o animal, pois os dois têm de respirar para viver. Como se vê, tudo é ilusão, pois tanto um como o outro irão para o mesmo lugar, isto é, o pó da terra. Tanto um como o outro vieram de lá e voltarão para lá.

Como é que alguém pode ter a certeza de que o sopro da vida do ser humano vai para cima e que o sopro de vida do animal desce para a terra?

Não há nada melhor do que a gente ter prazer no trabalho. Esta é a nossa recompensa. Pois como é que podemos saber o que vai acontecer depois da nossa morte?

Então olhei de novo para toda a injustiça que existe neste mundo. Vi muitos sendo explorados e maltratados. Eles choravam, mas ninguém os ajudava. Ninguém os ajudava porque os seus perseguidores tinham o poder do seu lado. Por isso, cheguei a esta conclusão: aqueles que morreram são mais felizes do que os que continuam vivos. Porém mais felizes do que todos são aqueles que ainda não nasceram e que ainda não viram as injustiças que há neste mundo.

Descobri por que as pessoas se esforçam tanto para ter sucesso no seu trabalho: é porque elas querem ser mais do que os outros. Mas tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento.

Dizem que só mesmo um louco chegaria ao ponto de cruzar os braços e passar fome até morrer. Pode ser. Mas é melhor ter pouco numa das mãos, com paz de espírito, do que estar sempre com as duas mãos cheias de trabalho, tentando pegar o vento.

Descobri que na vida existe mais uma coisa que não vale a pena: é o homem viver sozinho, sem amigos, sem filhos, sem irmãos, sempre trabalhando e nunca satisfeito com a riqueza que tem. Para que é que ele trabalha tanto, deixando de aproveitar as coisas boas da vida? Isso também é ilusão, é uma triste maneira de viver.

Dois homens podem resistir a um ataque que derrotaria um deles se estivesse sozinho. Uma corda de três cordões é difícil de arrebentar.

O moço pobre mas sábio vale mais do que o rei velho e sem juízo que já não aceita conselhos.

Quanto mais você preocupar, mais pesadelos terá; e, quanto mais você falar, mais tolices dirá.

É melhor não prometer nada do que fazer uma promessa e não cumprir.

Não fique admirado quando você notar em algum lugar o governo fazendo injustiça, perseguindo os pobres e negando os direitos deles. Pois cada autoridade é protegida pela que está acima dela,e as duas são acobertadas pelas autoridades superiores.

Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer. Isso também é ilusão. E o que ela ganha com isso é apenas saber que é rica. O trabalhador pode ter pouco ou muito para comer, mas pelo menos dorme bem à noite. Porém o rico se preocupa tanto com as coisas que possui, que nem consegue dormir.

Algumas pessoas economizam dinheiro e sofrem com isso.

Como entramos neste mundo, assim também saímos, isto é, sem nada. Apesar de todo o nosso trabalho, não podemos levar nada desta vida. Isso também é muito triste! Nós vamos embora deste mundo do mesmo jeito que viemos. Trabalhamos tanto, tentando pegar o vento, e o que é que ganhamos com isso? O que ganhamos é passar a vida na escuridão e na tristeza, preocupados, doentes e amargurados.

Que adianta um homem viver muitos anos e ter cem filhos se não aproveitar as coisas boas da vida e não tiver um enterro decente? Eu digo que uma criança que nasce morta tem mais sorte do que ele.

Todos trabalham duro para ter o que comer, mas nunca ficam satisfeitos. É muito melhor ficar satisfeito com o que se tem do que estar sempre querendo mais.

Tudo o que se passa neste mundo já foi resolvido há muito tempo. Antes de uma pessoa nascer, já está decidido o que vai acontecer com ela. E nós sabemos que não podemos discutir com quem é mais forte do que a gente. Uma coisa é certa: quanto mais falamos mais tolices dizemos; e não ganhamos nada com isso. Como podemos saber o que vai acontecer na Terra depois da nossa morte?

O nome limpo vale mais do que o perfume mais caro; e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento.

É melhor ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa onde há festa, pois onde há luto lembramos que um dia também vamos morre.

A tristeza é melhor do que o riso; pois a tristeza faz o rosto ficar abatido, mas torna o coração compreensivo. Quem só pensa em se divertir é tolo.

É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que escutar elogios de um tolo.

A risada dos tolos é como os estalos de espinhos no fogo, não quer dizer nada. Quando o sábio usa a violência, ele se torna tolo. Quem aceita suborno estraga o seu caráter.

Controle sempre o seu gênio; é tolice alimentar o ódio.

Sabedoria é melhor do que dinheiro.

Pense no que Deus faz. Quem pode endireitar o que ele fez torto?

A minha vida tem sido uma ilusão, mas nela eu tenho visto de tudo. Há pessoas boas que morrem, e há pessoas más que continuam a viver a sua vida errada.

A sabedoria pode fazer mais por uma pessoa do que dez prefeitos juntos podem fazer por uma cidade.

Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.

A sabedoria de uma pessoa brilha no seu rosto e a torna simpática mesmo que seja feia.

Existe um tempo certo e um modo certo de fazer cada coisa. Mas o nosso grande problema é que não sabemos o que vai acontecer amanhã, e não há ninguém que possa nos contar. Ninguém pode dominar o vento, nem segurá-lo. Assim também ninguém pode evitar a morte, nem deixá-la para outro dia. Nós temos de enfrentar essa batalha, e não há jeito de escapar.

Por que será que as pessoas cometem crimes com tanta facilidade?
- Porque os criminosos não são castigados logo.

Vejam o que acontece no mundo: muitas vezes os bons são castigados, e não os maus; e os maus são premiados, e não os bons. É o que eu digo: isso também é ilusão.

Ninguém sabe nada o que acontecer no futuro, mas isso não faz diferença.

O coração das pessoas está cheio de maldade e de loucura; e, de repente, elas morrem.

É melhor ser um cão vivo do que um leão morto.

Procure sempre parecer feliz e satisfeito.

Notei que as pessoas mais sábias nem sempre têm o que comer e que as mais inteligentes nem sempre ficam ricas. Notei também que as pessoas mais capazes nem sempre alcançam altas posições. Tudo depende da sorte e da ocasião. Pois ninguém sabe quanto a hora da desgraça vai chegar. Como as aves que caem, de repente, na armadilha ou como peixes apanhados na rede, nós também podemos cair na desgraça quando menos esperamos.

Eu sempre achei que a sabedoria é melhor do que a força; mas ninguém acredita que uma pessoa pobre pode ser sábia e ninguém presta atenção no que ela diz.

É melhor ouvir asa palavras calmas de uma pessoa sábia do que os gritos de um líder numa reunião de tolos.

Quem abre um buraco cairá nele. Se você deixa o machado perder o corte e não o afia, terá de trabalhar muito mais. É mais inteligente planejar antes de agir.

Não adianta nada você saber encantar cobras se deixar que uma delas o morda.

Se por preguiça você deixar de consertar o telhado da sua casa, ele acabará ficando cheio de goteiras, e a casa cairá.

Jovem aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco.

Lembre-se do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida.”

Lembre-se dele antes que chegue o tempo em que você achará que a luz do sol, da lua e das estrelas perdeu o seu brilho e que as nuvens de chuva nunca vão embora. Então os seus braços, que sempre o defenderam, começarão a tremer, e as suas pernas, que agora são fortes, ficarão fracas. Os seus dentes cairão, e sobrarão tão poucos, que você não conseguirá mastigar a sua comida. A sua vista ficará tão fraca, que você não poderá mais ver as coisas claramente.; Você ficará surdo e não poderá ouvir o barulho da rua. Levantará cedo, quando os passarinhos começarem a cantar. Então você terá medo de lugares altos, e até caminhar será perigoso. Os seus cabelos ficarão brancos, e você perderá o gosto pelas coisa.

Nós estaremos caminhando para o nosso último descanso; e, quando isso acontecer haverá gente chorando por nossa causa nas ruas. A vida vai se acabar como uma lamparina de ouro cai e quebra. Então o nosso corpo voltará para o pó da terra, de onde veio, e o nosso espírito voltará para Deus, que o deu.

É ilusão, é ilusão. Tudo é ilusão.”

Conclusão: SALOMÃO, se lançou à façanha de ganhar o mundo inteiro e gozar todos os prazeres e satisfações que essa vida lhe pudesse conceder; no final, veio a descobrir que tudo somado, o resultado era zero.

No entanto, a única decisão conclusiva a tirar, antes que deixemos o palco terreno, é que precisamos nos reconciliar com DEUS e aceitar sua vontade para nossa vida.


M:.M:. Antônio Padilha de Carvalho
A:.R:.L:.S:. “ACÁCIA DO RIO ABAIXO” N. 35 – GOE-MT –
SANTO ANTÔNIO DO LEVERGER-MT

Nenhum comentário: